BlogdoErick.com



Ligações irritantes: Agora você pode bloquear telemarketing na Anatel; veja como;

Foto: (Reprodução)

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) informou que está no ar o site "Não me Perturbe", que cadastra consumidores que não desejam mais receber chamadas de telemarketing oferecendo serviços de telefonia, TV por assinatura e internet.

A medida é válida para as operadoras Algar, Claro/NET, Nextel, Oi, Sercomtel, SKY, TIM e Telefônica/Vivo.

O surgimento da iniciativa veio da reunião entre a Anatel e as principais operadoras do Brasil, que buscavam uma nova regulação para o telemarketing brasileiro.

Outro debate que também moveu a construção do site foi a busca por boas práticas e a padronização para o uso do mecanismo que bloqueia as ligações.

Na visão dos realizadores, tudo se alinha com um tema sempre em debate pela sociedade: o respeito ao cidadão.

Com o “Não me Perturbe”, consumidores terão acesso a uma base de dados única em que todas as operadoras terão acesso para evitar que as pessoas sejam novamente incomodadas pelo telemarketing.

Depois da solicitação do usuário, o bloqueio pode levar até 30 dias para ser efetivado. Durante o período, é possível que o solicitante ainda receba chamadas com oferta de produtos ou serviços de telecomunicações.

No ato do cadastro, os consumidores poderão escolher qual operadora querem evitar ou marcar a opção “todas”. Apenas o titular da linha telefônica poderá solicitar o bloqueio.

Qualquer consumidor poderá incluir seus números de telefone neste cadastro. O prazo para o bloqueio é de 30 dias a contar da solicitação no site.

O site oficial para fazer o bloqueio é o www.naomeperturbe.com.br.
Como fazer o bloqueio?

No site, o usuário deverá clicar em "cadastro" para iniciar o processo de inclusão do número. Então, deverá clicar na opção "quero cadastrar meu número de telefone no sistema de bloqueio". Depois, será necessário fazer um cadastro para prosseguir com o bloqueio, juntamente à criação de um login e senha. O site pedirá dados pessoais como nome, CPF e email. É só depois selecionar o CPF registrado da linha telefônica que deseja cadastrar e selecionar a companhia ou o tipo de serviço oferecido que quer bloquear. Pelo acordo assinado, as oito empresas também só poderão fazer ligações de telemarketing em dias úteis entre 9h e 21h e aos sábados das 10h às 16h, em um limite máximo de três chamadas por dia. Segundo Leonardo Euler de Morais, presidente da Anatel, a lista nacional vai proteger o consumidor do comportamento inadequado realizado pelas empresas.

Postar um comentário

comente esta publicação:

Subir